Reutilização do material ao máximo e redução do prazo de execução do viaduto de Zumelegi
A estrutura, de 481 m de comprimento, é composta por 7 vãos, cuja distribuição permitiu a construção simultânea de uma estrada sem interferir na circulação do trânsito.
O tabuleiro conta com duas zonas de canto constante, junto aos estribos, e uma secção central com canto variável, que determinaram o método construtivo em cada caso. O cimbre em pórtico solucionou as áreas dos estribos com uma combinação de cofragem T-500 e OC, 6 pares de treliças H-33 de 17,7 m de comprimento e cofragem ENKOFORM H-120, com panos de diversas medidas e inclinações que reproduzem a secção do tabuleiro.
No desenho do projeto priorizou-se a reutilização do material ao máximo e a redução do prazo de execução. Assim após cada betonagem, o cimbre e a cofragem trasladaram-se para a seguinte posição, enquanto o tabuleiro ficava apeado com uma só torre.
Por outro lado, a secção entre os pilares 2 e 5, de onde partem as aduelas 0, foi executada com a metodologia de sacadas sucessivas.
Os 6 pilares que compõem o viaduto alcançam uma altura máxima de 71 m, pelo que a segurança e o rendimento foram critérios fundamentais ao selecionar os equipamentos. O sistema autotrepante ATR e os panos de cofragem ENKOFORM V-100 conformaram um conjunto fechado perimetralmente, que se elevou de forma hidráulica e autónoma, sem depender do guindaste, adaptando-se à mudança de geometria de cada secção. Os dois conjuntos de cofragem interior apoiaram-se sobre plataformas telescópicas KSP para absorver as variações da geometria do pilar.
O ciclo de betonagem consistiu em secções de 5 m cada 3 dias.
Os pilares 2-3-4-5 em que assentam as aduelas 0 constituem o início da construção do tabuleiro utilizando o sistema de sacadas sucessivas. A principal diferença entre eles é o canto. As aduelas dos pilares 2 e 5 têm um canto de 6,5 m e uma altura de 12 m, enquanto as dos pilares 3 e 4 têm um canto de 7 m e 12 m de altura. A cofragem ENKOFORM H-120 em cada uma das 3 fases de betonagem da aduela 0 adaptou-se às diferentes geometrias e inclinações. Para a sua montagem criaram-se janelas de apoio nos pilares, onde o conjunto de consolas G transmitiu todas as cargas ao pilar.
Solução ULMA:
- Comprimento da ponte: 481 m
- Altura máxima dos pilares: 71 m
- Aduelas 0 (Pilares 2-5): 12 m x 6,5 m
- Aduelas 0 (Pilares 3-4): 12 m x 7 m
Conheça mais detalhes do projeto e o testemunho do cliente neste vídeo.