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Rodoanel, São Paulo, Brasil

2014-09-01
O Consórcio SPMAR, liderado pela construtora Contern, realizou esta importante obra para o desenvolvimento logístico do país.

A construção do trecho Leste do Rodoanel de São Paulo, liberada parcialmente desde abril 2014, interliga o trecho Sul, desde a Av. Papa João XXIII, em Mauá, com as rodovias Ayrton Senna (trecho já entregue) e Presidente Dutra, em Arujá, trecho ainda em finalização. Ao todo, a via percorre seis municípios: Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá. O trecho conta com 43,5 km extensão e duas pistas com quatro faixas de rolamento.

A ULMA mais uma vez esteve presente, nesta que é considerada a mais importante obra para a malha viária do país, fornecendo alguns de seus sistemas de cofragens e escoramentos.

No trecho 07, a Cofragem ENKOFORM mostrou toda sua versatilidade trabalhando em conjunto com a treliça lançadeira para a execução do tabuleiro dos viadutos. Os vãos eram betonados em 2 etapas de aproximadamente 30 metros cada. Após a cura do betão, um sistema hidráulico da treliça lançadeira descolava as cofragens para a execução do vão seguinte.

O ENKOFORM também foi utilizado para a betonagem de vigas premoldadas, destacando a vantagem do equipamento na capacidade de reaproveitar as cofragens. Nos trechos mais altos da obra (Trecho 04), foram utilizados consoles de Trepantes BMK, já que possuem o retranqueio, facilitando a limpeza das cofragens e execução da armação dos pilares (sem a necessidade mover os consoles). Já a cofragem COMAIN foi utilizada para blocos de fundação, vigas travessas e muros de encontros de pontes e viadutos.

O escoramento T-60, utilizado nas vigas travessas, foi montado na primeira etapa e depois içado para a execução das vigas subsequentes, sem a necessidade de desmontagem, economizando trabalhos de montagem/desmontagem. A alta capacidade de carga desta torre (6 toneladas por poste) reduziu, também, o número de torres trabalhando em conjunto com Perfis Especiais H700 e DW530.

Os Perfis Especiais também foram utilizados em alguns trechos que ficavam sobre lagoas e mangues, impedindo a montagem de escoramentos convencionais desde o solo.

Em seu pico, a obra utilizou 1.500 toneladas dos sistemas ULMA: Cofragem Portátil COMAIN, Cofragem Modular ORMA, Cofragem ENKOFORM, Cofragem de Pilares Circulares CLR, Console Trepante BMK, Cimbre T-60, Perfis Especiais, Prumos de Alumínio ALUPROP e Andaime Multidirecional BRIO.