Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Reparação do viaduto mais longo de Lisboa

2024-12-11
O Viaduto Duarte Pacheco é uma das principais vias de acesso à cidade de Lisboa e um exemplo notável da arquitetura do século XX em Portugal. Com um comprimento de 355 m, é composto por cinco partes principais: dois arcos laterais de 40 m, um sobre a linha férrea e outro sobre a Avenida do Parque Florestal de Monsanto, dois viadutos de 85,80 m e um arco central de 92 m sobre a Avenida de Ceuta.

A intervenção centrou-se em três ações: reforço sísmico, reparação estrutural, e melhoria e reforço das condições de segurança do viaduto.

Na ULMA, entendemos a importância de garantir a integridade e a durabilidade das pontes, pilares fundamentais das infraestruturas de transporte. Com o mesmo rigor e dedicação que aplicamos na sua construção, trabalhamos em processos de reabilitação, reparação e manutenção, oferecendo soluções personalizadas para cada situação.

As soluções oferecidas pela ULMA permitiram a criação de plataformas de trabalho e acessos seguros para a execução das obras de reforço e reabilitação do Viaduto Duarte Pacheco. Estas soluções permitiram realizar os trabalhos sem afetar o normal funcionamento do tráfego ferroviário, rodoviário e pedonal nesta via movimentada.

A nossa ampla gama de produtos, concebidos para ser totalmente compatíveis entre si, permitiu-nos desenhar dois pórticos de proteção de via com torres de escoramento, vigas BRIO, perfis e cofragem ENKOFORM. Estes pórticos garantiram condições de trabalho seguras nas vias. 

As soluções de andaimes BRIO, tanto em consola como suspensos no tabuleiro e nos arcos, permitiram a criação de plataformas de trabalho seguras em todas as áreas do viaduto, incluindo tabuleiros, arcos, pilares e estribos. Esta estratégia otimizou a quantidade de andaimes necessários, e reduziu as potenciais restrições de acesso e em torno do local.  

Nos pilares e estribos, os andaimes foram apoiados diretamente no solo e adaptados às diferentes geometrias e exigências específicas do projeto. Tal garantiu o acesso dos trabalhadores a todos os lados do estaleiro de construção.

Estas soluções inovadoras permitiram realizar as obras de reabilitação e reforço do viaduto com um impacto mínimo no tráfego desta importante via de acesso, demonstrando a capacidade da ULMA para oferecer sistemas que combinam segurança, funcionalidade e rentabilidade.

A nossa experiência e conhecimentos técnicos permitem-nos contribuir para o prolongamento da vida útil e da funcionalidade destas infraestruturas críticas, reafirmando o nosso compromisso com a excelência e o progresso no domínio da construção.

Tipo: Ponte de betão armado
Comprimento: 355,1 m
Vãos: 2 arcos laterais 40 m + arco central 92 m + 2 viadutos 85,8 m
Vão máximo: 98 m
Largura: 24 m
Altura da pilha: 35 m

Este vídeo de projeto mostra perfeitamente a solução de andaime oferecida para a reparação do Viaduto Duarte Pacheco. Não perca!