Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

PONTES: reparar e reforçar

2025-03-10
As pontes são vitais para as infra-estruturas modernas, mas não são invulneráveis. Sujeitas a danos e desgaste, requerem reparações especializadas para se manterem funcionais. Os fatores ambientais, naturais e humanos podem comprometer a sua integridade.

A reparação e a manutenção são cruciais para prolongar a sua vida útil sem alterar a sua história e a sua aparência. É aqui que as soluções integrais da ULMA desempenham um papel fundamental; seja através dos nossos andaimes ou de sistemas normalizados mais inovadores, o objetivo é sempre o mesmo: garantir a segurança, a eficiência e a interferência mínima no ambiente, reduzindo as perturbações do tráfego e da vida quotidiana.

Na ULMA, entendemos a importância de manter a integridade das pontes. Com o mesmo rigor e dedicação com que participamos na construção, fazemo-lo no processo de reabilitação, reparação ou manutenção. Por isso, oferecemos soluções personalizadas que dão resposta a cada situação específica, ao tipo de intervenção e aos requisitos únicos de cada projeto. Com uma ampla gama de produtos compatíveis entre si, na ULMA enfrentamos todos os desafios, apostando na inovação, na sustentabilidade e na digitalização. A nossa vasta experiência no terreno permite-nos contribuir para assegurar a longevidade e a funcionalidade deste tipo de infraestruturas.


Ponte em Bizkaia

PONTE EM BIZKAIA, 
ESPANHA

Tipo: Ponte metálica de aço
Comprimento: 160 m
Vãos: 1
Altura máxima dos pilares: 120 m


PRODUTO
Andaime Multidirecional BRIO e acessos temporários.

ACTUAÇÃO
A renovação da ponte centrou-se em dois aspectos fundamentais: a pintura e a reparação.

  • Revitalização da estrutura metálica com uma nova camada de tinta, protegendo-a contra a corrosão e melhorando a estética.
  • Reparação do tabuleiro onde se encontram os carris para garantir a segurança e a fluidez do trânsito.

SOLUÇÃO
A ponte foi totalmente coberta com o Andaime Multidirecional BRIO. Com 800 t de material, foram instaladas 4 torres de 68 m de altura diretamente no solo, enquanto os 162 m de plataformas de trabalho foram suspensos da treliça do tabuleiro da ponte.

O ferry mais antigo do mundo é Património Mundial da Unesco. 

Mais informações


Ponte Grot Rowecki

PONTE GROT-ROWECKI, POLÓNIA

Tipo: Ponte metálica de aço
Comprimento: 645 m
Vãos: 7
Vão máximo: 120 m
Largura: 46 m


PRODUTO
Andaime Multidirecional BRIO e acessos temporáriosSistema MK.

ACTUAÇÃO

  • Modernização da ponte: reforço e alargamento do carril em ambos os sentidos.
  • Jato de areia e pintura da ponte, trabalhos de soldadura, pós-tensão e alargamento da faixa.

SOLUÇÃO
Foram instaladas plataformas de trabalho suspensas a partir da viga da ponte. A obra foi realizada sob constante vibração e tráfego, pelo que tanto a base como o topo das estruturas em ambas as direções foram reforçados com elementos de andaime BRIO. Suspensas abaixo do vão e equipadas com uma superfície antiderrapante para um trabalho seguro, as plataformas foram criadas através da combinação de elementos do sistema MK e do andaime BRIO. Os perfis IPE serviram de guias para o carro de reparação. A comunicação e o reforço entre as duas soluções foram efetuados com elementos do sistema BRIO.


Construída na década de 1970, é uma das pontes mais longas e mais movimentadas de Varsóvia.

Ponte las Arenas

PONTE DE LAS ARENAS, ESPANHA

Tipo: Ponte estaiada com tabuleiro misto de aço e betão
Comprimento: 700 m
Vão máximo: 100 m
Largura: 30 m
Altura máxima dos pilares: 30 m


PRODUTO
Andaime Multidirecional BRIO e acessos temporáriosCerchas de gran carga H-33 y ENKOFORM.

ACTUAÇÃO

  • No tabuleiro, trabalhos de decapagem, reparação das zonas danificadas e aplicação de um primário antiferrugem de 2 componentes para proteção e acabamento.

SOLUÇÃO

Foi concebida uma plataforma móvel motorizada suspensa sob o tabuleiro e ancorada nas extremidades. Equipada com um sistema de carris, foi adaptada à inclinação variável da ponte, mantendo uma altura de trabalho constante de 1,8 metros. Esta conceção garantiu um desempenho de trabalho seguro, eficiente e amigo do ambiente. A cada 20 m, foram instaladas áreas de descarga de material de 1,5 m em ambos os lados da plataforma. Com esta solução, foram reparados troços de 100 metros em apenas 15 dias, o que representa uma melhoria significativa em relação ao mês exigido por outros métodos e para apenas 80 metros.

As transferências entre pilares, condicionadas pelo trânsito, foram efetuadas com gruas, otimizando tempo e recursos


Solução eficiente num ambiente protegido.

Ponte Internacional do Guadiana

PONTE INTERNACIONAL DO GUADIANA, PORTUGAL

Tipo: Ponte estaiada de betão armado e aço
Comprimento: 660 m
Vãos: 5
Vão máximo: 324 m
Largura: 18 m
Altura máxima dos pilares: 100 m


PRODUTO
Andaime Multidirecional BRIO e acessos temporários.

Pórticos: escoras de carga pesada T-500 e de quadro, perfis HEB 400 e ENKOFORM.

ACTUAÇÃO

  • Reparação e substituição dos sistemas de suspensão da ponte, trabalhos de manutenção de elementos estruturais, reparação de diversos equipamentos e pavimentação betuminosa do tabuleiro.

SOLUÇÃO

Os pilares foram cobertos com andaimes BRIO e escadas de acesso a cada um dos níveis de trabalho até 100 m de altura. O desenho do andaime foi adaptado à geometria dos pilares, à presença dos cabos de suspensão e às condições de vento na zona.

Sob cada pilar, foram montados simultaneamente dois pórticos de proteção com um vão de 14 m. Ambos serviram para suportar a estrutura de andaimes, permitir a circulação do trânsito e proteger a via dos trabalhos nos pilares.


Segurança com andaime BRIO a 100 metros de altura.


Ponte sobre o río Esera

PONTE SOBRE O RIO ESERA, ESPANHA

Tipo: ponte de betão armado
Comprimento: 50 m
Vãos: 1
Vão máximo42 m
Largura: 9,2 m
Altura do pilar: 6 m


PRODUTO
Andaime Multidirecional BRIO e acessos temporários.

ACTUAÇÃO

  • Obras de reparação do arco triplo e dos pilares da ponte.

SOLUÇÃO
Solução de andaime cantilever BRIO. Para não interromper o trânsito, o andaime foi montado baixando-o do rodapé para a base e daí em voo para o centro. Nas zonas onde existe um vão entre o arco e o tabuleiro, a própria ponte foi utilizada como suporte principal, com ancoragens precisas nas zonas críticas. No entanto, na pedra angular, como a altura entre o arco e o tabuleiro era insuficiente, o andaime foi montado totalmente suspenso e amarrado.


Soluções técnicas sem interferir com o trânsito.

Mais informações

TAV Madrid Sevilha

TAV, SECÇÃO C, MADRID-SEVILHA, ESPANHA

Tipo: ponte de betão armado
Comprimento: variáveis 481 m
Vão máximo: entre 30 e 45 m
Largura: 11,6 m
Altura do pilar: 71 m


PRODUTO
Andaime Multidirecional BRIO e acessos temporários.

ACTUAÇÃO

  • Reparação completa dos viadutos de Guadalmellato, Churreteles, Viñuela, Boyeros, Parrilla, Concejo, Cortaceros I, Martindientes e Valle.

SOLUÇÃO
Como não era possível apoiar qualquer estrutura no solo ou no tabuleiro, foram instalados andaimes suspensos para efetuar os trabalhos sob o tabuleiro e na cabeça
dos pilares. Cada viaduto tem um comprimento diferente, mas com uma única solução, uma estrutura de andaime BRIO de 90 m, dividida em duas secções de 45 m, deslocada para os diferentes pilares para completar cada uma das pontes. Foi instalado um passadiço para aceder às diferentes áreas de trabalho, bem como escadas de acesso. Utilização da metodologia BIM e implantação no Revit®.


Reutilização de materiais em 9 viadutos.

Ver vídeo

Viaduto Duarte Pacheco

VIADUTO DUARTE PACHECO, PORTUGAL

Tipo: ponte de betão armado
Comprimento: 355,1 m
Vãos: 2 arcos laterais 40 m + arco central 92 m + 2 viadutos 85,8 m
Vão máximo: 98 m
Largura: 24 m
Altura do pilar: 35 m


PRODUTO
Andaime Multidirecional BRIO e acessos temporários. Pórticos: Cimbra de marco OC y ENKOFORM.

ACTUAÇÃO

  • Reparação e reforço sísmico de estruturas.

SOLUÇÃO
O andaime BRIO foi suspenso em consola e pendurado no convés e nos arcos para criar plataformas de trabalho sem afetar a circulação.
A partir do solo, foram instaladas estruturas de andaimes nos pilares e nos estribos para permitir o acesso dos trabalhadores a todas as frentes da obra.

Para garantir a segurança debaixo da ponte, foram montados dois pórticos de proteção de carris com torres de escoramento, elementos de andaime BRIO e cofragem de vigas ENKOFORM.


O viaduto mais longo de Lisboa.

Mais informações