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Um projeto-chave em Koszalin, Polónia

2024-07-03
A combinação de dois métodos de construção, o método de consola equilibrada e o método de lançamento incremental, utilizados no viaduto ES-119, uma ligação vital na estrada mais importante da Pomerânia, na Polónia, aumentou a eficiência e reduziu a mão de obra.

Esta estrutura de travessia tornará a via rápida S6 num troço contínuo de autoestrada, com um viaduto que atravessa uma linha ferroviária de via única e uma estrada provincial já existente. Os métodos de construção utilizados para a construção desta estrutura serão uma ponte de 6 vãos lançados de forma incremental e 4 vãos em consola progressiva.

A utilização de técnicas de construção que envolvem o lançamento incremental e o método de consola equilibrada está cada vez mais difundida na construção de viadutos. A sua eficácia é melhor demonstrada em projetos com grandes vãos e terrenos difíceis. É uma vantagem para as empresas de construção, pois garante a segurança e o bom desempenho da obra, reduzindo as necessidades de mão de obra para as operações de montagem e cofragem. Hoje em dia, o processo de construção de viadutos envolve normalmente a distribuição por várias secções, para as quais são utilizados diferentes métodos de construção.

O viaduto da ES-119 é um bom exemplo disto. Composto por dois tabuleiros independentes e com um comprimento de 760,89 m, faz parte da secção da via rápida S-6. A secção lançada incrementalmente tem 356 m de comprimento, com vãos de 58,5 m e uma espessura de tabuleiro de 3,30 m e a restante estrutura foi concebida para ser construída pelo método de consola equilibrada, com vãos até 130 m e uma espessura de tabuleiro que varia entre 2,79 e 6,26 m.  

A primeira estrutura a ser construída segundo este último método é o chamado segmento de cais, que, uma vez concluído, constitui a base sobre a qual são montados os sistemas de cofragem para criar os sucessivos segmentos em consola. Os segmentos de cais situam-se em cais com alturas superiores a 10 m, pelo que era necessário um sistema de cimbre de grande resistência e com escoras robustas, como tal, foram utilizadas torres de cimbre T-60 para escorar a cofragem no segmento de cais. Dada a exiguidade de superfície livre nas sapatas, a solução de torres armadas permitiu instalar mais escoramentos no terreno para a transmissão correta de cargas. Com o sistema de torre de cimbre T-60, também podem ser utilizadas plataformas e escadas móveis BRIO, garantindo um acesso seguro à zona de trabalho e um sistema eficaz de deslocação dos trabalhadores. O segmento do cais foi construído em duas fases, cada uma delas utilizando o ENKOFORM HMK, um sistema versátil e adaptável à complexa geometria da obra. 

Quanto ao tabuleiro da secção em consola, o mesmo foi construído com a ajuda de carros CVS. Estes carros foram concebidos para a betonagem de segmentos de 4 a 5 m de comprimento, tendo sido utilizados 8 carros ULMA em simultâneo na obra.

Para maior segurança, os carros CVS estão equipados com plataformas de trabalho convenientemente colocadas na estrutura principal e utilizadas para efetuar operações de remoção de formas e nivelamento da cofragem para a laje de base, durante as fases seguintes às operações de avanço dos carros. Os carros estão também equipados com um sistema de plataformas suspensas, criadas com elementos de andaime multidirecional BRIO, que permitem o acesso seguro à parte traseira da estrutura. As outras plataformas - laterais e frontais - e a borda do tabuleiro são protegidas com uma proteção metálica MBP. Para garantir um ritmo de trabalho adequado em ciclos de 7 dias, respeitando as normas de segurança rigorosas para o trabalho com carros, estes foram equipados com três sistemas hidráulicos.  O sistema hidráulico de base é utilizado para o avanço do carril e, em seguida, para a deslocação de toda a estrutura. Os outros dois sistemas são utilizados para ancorar e nivelar o carro após a conclusão da transferência para a colocação seguinte.

No caso da secção construída pelo método de lançamento incremental, a cofragem dos sucessivos segmentos foi configurada com o sistema ENKOFORM HMK. Este método requer a instalação de uma zona de pré-fabrico dos segmentos. A zona de lançamento incremental é colocada sobre vigas deslizantes. Para acelerar o trabalho de armadura, existe uma oficina de pré-fabrico de sucata atrás da área de betonagem, e ambas as áreas juntas constituem a área de pré-fabrico. Uma vez preparada a armadura, esta é impulsionada para a zona de betonagem.   

A zona de deslizamento fornecida pela ULMA tinha um comprimento de 30 metros, permitindo a betonagem de segmentos de até 29,25 m. Para o processo de lançamento, a ponte foi dividida em 13 segmentos. 

Para garantir um rendimento adequado do trabalho, a ULMA forneceu soluções hidráulicas e um sistema de cabeças de descofragem. O sistema de cilindros e elementos deslizantes permitiu retirar a cofragem de todo o molde numa única operação. Esta operação foi realizada em menos de 30 minutos, tendo sido necessários tempos iguais ou inferiores a 3 horas para a posterior colocação da cofragem e nivelamento dos moldes.

O processo de construção da ponte por lançamento incremental exige normas de segurança adequadas para os trabalhadores localizados nos diferentes pilares da ponte e envolvidos nos procedimentos de lançamento incremental. Assim, foram fornecidas plataformas perimetrais para cada pilar, ancoradas diretamente na superfície do pilar. Foram instaladas escadas BRIO para garantir o acesso às plataformas.

As soluções propostas para o viaduto ES-119, os carros e a zona de fabrico da ponte de lançamento incremental foram concebidas utilizando componentes do sistema MK. Trata-se de um sistema versátil que adapta a forma da cofragem à geometria do trabalho a realizar, e que também é compatível com outras soluções da ULMA, o que permite oferecer soluções que cumprem as normas de segurança mais exigentes.  Neste caso, as protecções metálicas de borda MBP foram adaptadas às plataformas de carro CVS. 

Os procedimentos de lançamento incremental ou com base em consola progressiva requerem igualmente um funcionamento rápido e seguro dos sistemas hidráulicos. O pessoal da ULMA está presente no local desde o início dos trabalhos para supervisionar a montagem dos sistemas e os trabalhos de colocação em funcionamento, prestando um apoio total em todos os aspetos da utilização dos equipamentos.

Com vista a garantir o cumprimento dos requisitos de segurança rigorosos e a manutenção do rendimento ótimo na construção da estrutura de travessia através de procedimentos de lançamento incremental ou de consola progressiva, é aconselhável optar por sistemas de eficiência comprovada e por pessoal com conhecimentos e experiência. A vasta gama de projetos que a ULMA realizou com estes procedimentos e a sua abordagem personalizada no contacto com o cliente permitem-nos oferecer as melhores soluções à medida de cada projeto.  

Desfrute das imagens espectaculares deste projeto neste vídeo.