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Ponte MS-4B sobre o rio Odra, Polônia

2020-02-14
Depois de colaborar com a ULMA durante a execução da primeira estrada da ponte MS-4A em Cigacice, a STRABAG escolheu a ULMA novamente como fornecedora de soluções e tecnologia de cofragens e prumos. A ponte MS-4B, com quase 500 m de comprimento, foi projetada como uma estrutura protendida com uma seção simples de gaveta.

Do mesmo modo da ponte MS-4A, a execução da extensão da ponte sobre o rio Odra MS-4B será realizada por meio Carro de avanço CVS da ULMA. Este sistema de cofragem oferece uma solução de alto desempenho, pois é projetado com uma alta capacidade de suporte, sem comprometer sua grande flexibilidade de se adaptar à execução de diferentes seções. Já nos vãos sobre o solo, foi utilizado o sistema de ponte empurrada.

No trecho executado com o sistema de balanço sucessivo, as aduelas 0 foram realizadas com a cofragem ENKOFORM HMK, apoiada sobre torres de Cimbre T-60.

Para realizar os vãos sobre o leito do rio, a ULMA projetou e forneceu 4 carros de avanço CVS 200/5, que permitem a execução dos segmentos com um peso de até 300 Ton. No caso da seção MS-4B, o avanço foi feito a cada 7 dias, construindo segmentos de 4,45 m de comprimento. A padronização da solução do Balanço Sucessivo CVS com o sistema MK, representa uma considerável economia de custos.

Para garantir uma realização segura do trabalho, o carro foi equipado com plataformas de trabalho em todos os níveis, projetadas com elementos do sistema de Andaime Multidirecional BRIO.

Cada um dos carros foi equipado com um sistema hidráulico, usado para a movimentação, nivelamento e ancoragem do carro. O sistema CVS é particularmente notável por sua eficácia para vencer vãos de rios ou estradas existentes. É adequado para pontes com seções de 70 a 200 metros, permitindo também que a construção seja concluída sem interromper o tráfego.