Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Em colaboração com o Green Building Council, facilitamos a transição dos nossos clientes para a sustentabilidade

2024-12-11
Como sinal do nosso compromisso com uma indústria mais sustentável, e com o objetivo de unir esforços e facilitar a vida dos nossos clientes, demos os passos necessários para incluir as soluções da ULMA na Plataforma de Materiais de Construção do Green Building Council.

Esta plataforma, dirigida aos profissionais do setor da construção, foi criada com o objetivo de disponibilizar informação sobre a sustentabilidade dos produtos e sistemas de construção. Desta forma, as empresas do setor que pretendam certificar os seus edifícios com selos de sustentabilidade, como o VERDE, LEED ou BREEAM, têm acesso, numa única plataforma, à informação necessária para selecionar as soluções e materiais adequados para obter as referidas certificações.

é também gerida e apoiada pelo Green Building Council (GBC), uma organização sem fins lucrativos para a promoção de um modelo de construção sustentável. Desde a criação do primeiro GBC em 1993, a rede expandiu-se para uma presença em mais de 70 países em todo o mundo, com mais de 36.000 membros que representam toda a cadeia de valor.

Incluímos neste processo produtos de todas as nossas categorias: cofragem (cofragem para paredes e pilares, cofragem trepante e para lajes e escoramentos ligeiros), andaimes e sistemas de segurança. Desta forma, garantimos a contribuição destas soluções para a obtenção dos selos de construção sustentável LEED e BREEAM.

A ULMA Construcción realiza este exercício rigoroso e transparente com uma finalidade dupla: Por um lado, reafirmamos o nosso compromisso com a sustentabilidade, que começa com o fabrico e o fornecimento de soluções sustentáveis, e, por outro lado, facilitamos aos outros intervenientes na nossa indústria a seleção de produtos que permitam a sua transição para a sustentabilidade.

O setor da construção é uma das atividades económicas com impactos mais significativos na sustentabilidade: aproximadamente 30% de todas as emissões globais de carbono são atribuídas ao setor da construção, sendo que pelo menos 8% resultam do fabrico de materiais de construção. Além disso, estima-se que este setor seja responsável por 40% do consumo mundial de energia.  Na União Europeia, o setor da construção consome 50% das matérias-primas extraídas, gerando 35% do total de resíduos.

Por estes motivos, a transformação do setor é fundamental para alcançar os objetivos de sustentabilidade estabelecidos nas agendas globais, desde o Pacto Verde Europeu até ao Acordo de Paris.

A transformação sustentável do setor da construção requer a evolução de todos os seus elos, e sendo um deles, a ULMA Construcción quer contribuir para este processo de transição através de produtos e serviços mais sustentáveis.

Através da acreditação, decidimos dar um passo em frente na liderança sustentável e nas alianças necessárias para impulsionar a transformação sustentável de um setor básico para garantir o bem-estar e o desenvolvimento social, e que deve procurar progressivamente um equilíbrio com o ambiente, minimizando os seus impactos.