Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Dois túneis de corte e cobertura E18 Noruega

2024-07-23
A ULMA participa na construção de dois túneis de corte e cobertura, Bjønnås e Grenland, ao longo da nova autoestrada E18, que ligará as cidades de Langangen e Rugtvedt, na Noruega.

A autoestrada E-18 é um dos projetos rodoviários mais importantes da Noruega, uma vez que liga dois grandes centros urbanos, Oslo e Kristiansand. Possui 17 quilómetros de comprimento e inclui a construção de diversas estruturas como o túnel Bjønnås (2,5 quilómetros de comprimento) e o túnel Grenland (5,1 quilómetros de comprimento). O objetivo é ter uma infraestrutura de quatro faixas.

Este projeto trará múltiplos benefícios para a região, uma vez que contribuirá para o desenvolvimento urbano e comercial, melhorando as ligações com as regiões próximas.

Os túneis de corte e cobertura têm de 80 a 90 metros de comprimento e a colocação do betão foi realizada em secções de 11 metros de comprimento, sendo que algumas secções têm corte transversal variável. A equipa de engenharia da ULMA projetou um carro MK com 10 m de largura e 12 m de comprimento. Para isso, o cliente necessitava de um sistema flexível, económico e modular que permitisse ajustes conforme necessário e que fosse facilmente transferido para a fase seguinte. De facto, a presença de carris simplificou o processo de cofragem e descofragem e a elevação e descida dos segmentos, bem como o deslocamento longitudinal do carro, que foi realizado em 7 dias.

O sistema inclui cofragens interiores e exteriores para que o cliente possa ter uma solução completa para a abóbada e paredes laterais. O sistema de vibração e inspeção também está integrado e ajuda assim a garantir a correta construção da estrutura. O carro MK é composto por peças MK padrão e modulares, adaptáveis ​​a qualquer geometria e a diferentes secções do projeto. Os sistemas de segurança estão integrados, sendo o próprio carro equipado com superfícies de trabalho em balanço para operar com segurança durante todo o processo.

Devido à complexidade do projeto, a ULMA não se limitou a desenhar e fornecer o material. Os nossos supervisores acompanham o cliente durante todo o processo para garantir que tudo está a ser montado de acordo com as normas da ULMA. O compromisso é a base do nosso relacionamento com os nossos clientes.