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Balanço sucessivo é alternativa para construção de ponte em Resende (RJ)

2014-12-19
Método possibilita construção de estruturas sobre a água sem precisar da ajuda de escoramentos.

Na altura do Km 297 da Rodovia Presidente Dutra, divisa dos municípios de Resende e Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, esta em fase de final a construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do sul. A ponte com aproximadamente 150 metros faz parte do programa de reforma e alargamento de pontes e viadutos previstos no PAC (Programa de aceleração do crescimento).

Para construção da nova ponte foi preciso demolir toda estrutura que existia e começar a obra do zero. Por ser construída sobre o rio não é possível montar escoramentos no solo, sendo assim, a técnica escolhida para executar a obra foi o balanço sucessivo.

Este método construtivo consiste na execução da estrutura em segmentos com comprimentos variáveis. A partir de um pilar de suporte, as peças avançam uma a uma apoiadas a estrutura do carro até finalizar a execução do vão.

“Havia dois pilares intermediários que deveriam ser liberados para demolição antes da conclusão da obra, então tivemos que fazer um projeto alternativo com o balanço sucessivo.” Explica Pedro Zomar Bortoleto, engenheiro civil da Construtora Tardelli.

Nesta obra o equipamento utilizado é CVS da ULMA CONSTRUCTION, que além de ser extremamente ligeiro, possui um sistema hidráulico para movimentação do carro, o que gera economia de tempo e mão de obra.

Em conjunto com o balanço sucessivo, esta em utilização a cofragem ENKOFORM HMK, um sistema versátil que se adapta as pressões de betão exigidas na obra, proporciona excelente acabamento e se incorpora perfeitamente a estrutura do carro.

“A gente conseguiu uma produtividade de 17 aduelas em dois meses de trabalho. Se executássemos como o projeto inicial previa seria necessário mais de 4 meses para conclusão da obra”, conclui Pedro.

Tudo isso comprova a capacidade de resposta da ULMA que oferece soluções completas em sistemas de cofragens e escoramentos para todo tipo de obra.

A conclusão deste trecho está prevista para Dezembro de 2014.