Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Andaime BRIO de 50.000 kg para reparação da ponte sobre o rio Esera

2024-09-04
Para o restauro da ponte, localizada em Huesca, foi utilizada uma solução com consolas, de forma a não interferir em momento algum no tráfego de veículos.

A ponte sobre o rio Esera, localizada na estrada N-123A, consiste em uma grande estrutura com um vão em forma de abóbada. O tabuleiro da ponte é constituído por elementos de betão armado, especificamente uma laje armada de 41 metros de comprimento sobre 3 arcos com paredes de pilares 8 x 3 em cada tímpano. Os arcos possuem uma secção quadrada e as paredes possuem uma secção retangular. Os encontros são constituídos por uma parede frontal e paredes laterais em betão armado, parcialmente revestidas em alvenaria.

Para a realização dos trabalhos de reparação dos três arcos da ponte, bem como dos encontros, utilizou-se o andaime BRIO devido à sua grande versatilidade e à sua capacidade de adaptação às necessidades do local da obra.

Uma das dificuldades deste projeto de restauro tem sido a necessidade de permitir o trânsito de veículos em todos os momentos, tanto durante os trabalhos de restauro como durante o processo de montagem e desmontagem dos andaimes. Por esse motivo, o andaime foi montado ao baixá-lo de uma das faixas da estrada. Isto permitiu uma alternativa para o tráfego.

Para isso, iniciou-se a montagem na zona do encontro e desceu-se o andaime até atingir a base do primeiro encontro. Uma vez na base, o andaime com consola foi montado no centro da ponte. Nas zonas onde a ponte apresenta um vão entre o arco e o tabuleiro, o próprio arco foi utilizado para suportar o andaime com bases e vigas articuladas reguláveis, enquanto os pés exteriores foram ancorados ao tabuleiro. Contudo, na zona central do arco, como não existe altura entre o arco e o tabuleiro, o andaime está totalmente suspenso e ancorado ao tabuleiro.

Os trabalhos na zona de encontro foram realizados com andaimes suspensos com tirantes de descarga.

Este vídeo do projeto ilustra perfeitamente a solução de andaime oferecida para reparar a ponte Esera. Não perca!