Descrição
A construção de barragens com essas características, necessitam de uma grande quantidade de material. Para esta obra em betão, foram fornecidos mais de 2000 t de equipamentos. Por isso, é importante ter centros de distribuição próximos as obras. É o que facilitou cumprir os prazos e ajustar os custos para o cliente.
Esta nova barragem hidrelétrica, Veda Nova III, com potência total de 746 MW, permitiu um aumento significativo na produção de energia.
Solução ULMA
Neste projeto, com mais de 9 km de galerias subterrâneas, foram utilizados sistemas padrão para cumprir com as diferentes geometrias e com os prazos acordados com o cliente. Com montagens simples, foram construídos túneis com diâmetros variáveis entre 8, 16 e 20m.
Nos trabalhos de armação e cobertura dos túneis, foram utilizados uma estrutura do andaime BRIO sobre um carro MK que permitiu a movimentação da estrutura em pórtico ao longo do túnel. Vale destacar a quantidade de material fornecido: somente de andaime BRIO, mais de 300 toneladas.
Nos túneis com diâmetros superiores aos 20 m, foram utilizados ENKOFORM, como sistema de cofragem e uma estrutura de escoramento misto, que foi possível combinar a versatilidade e capacidade de carga das torres da ULMA.
As muros das instalações da central, assim como as laterais dos túneis e laterais de vigas, foram executadas com mais de 1.400 m² de cofragem modular ORMA. E com o sistema autotrepante ATR, foram executados os fornos de equilíbrio de 358 m de altura, de uma face e em etapas de 3,5 m.