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Via Mangue, Recife, Brasil

Capacidade de resposta em grandes projetos
Considerada a maior obra viária dos últimos tempos na capital pernambucana.

Descrição

Considerada a maior obra viária dos últimos tempos na capital pernambucana, a Via Mangue está sendo executada pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal dentro do pacote de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. A intervenção contempla ações de saneamento, habitação e urbanização, com um investimento de R$ 433,2 milhões.

Falando especificamente de mobilidade urbana, a Via Mangue, primeira via expressa do Recife, será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, o corredor terá 4,5km de extensão. Já no sentido contrário, serão 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); uma alça de ligação (alargamento da Ponte Paulo Guerra), além de uma passagem semi-enterrada.

Este novo anel viário não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contempla a acessibilidade para deficientes e idosos. Quando pronta, a Via Mangue possibilitará aos moradores de Boa Viagem, que residem após a Avenida Antônio Falcão, de Setúbal, de Piedade e de Candeias fugir dos frequentes congestionamentos das avenidas Domingos Ferreira, Conselheiro Aguiar e Boa Viagem. A velocidade média prevista para a Via Mangue será de 60 km/h, enquanto a da Domingos Ferreira em horários de tráfego intenso, é atualmente de apenas 20 km/h.

Parte importante desta importante obra brasileira é a duplicação da Ponte Paulo Guerra, primeira ponte estaiada do Recife, que terá construção independente da atual, não gerando impactos no tráfego atual da ponte. Com total de 560m de extensão e 12m de altura, sendo 97m de trecho estaiado por 14 cabos, sendo sete de cada lado.

Solução ULMA

A Construtora Queiroz Galvão, responsável pela execução da obra, buscou a ULMA, especialista e referência mundial em sistemas de cofragens, escoramentos e andaimes, para fornecer seus inovadores sistemas ao projeto.

A estrutura do tabuleiro e do alargamento da ponte teve seu escoramento executado com Treliças MK, graças a capacidade de carga deste sistema, foi possível vencer vãos entre blocos de fundação sob o leito do rio de até 47m, com estacas de apoio ao centro do vão. Em alguns outros trechos apoiados em também foram utilizados os escoramentos Cimbre BRIO e as Prumos de Alumínio ALUPROP.

A cofragem utilizada para a execução seção do tabuleiro, com variações de 7,80 a 15,70m de largura e ciclos de betonagem de até 47m de comprimento, necessitava para suportar altas pressões de betão. O ENKOFORM, estrutura versátil que se adapta a qualquer geometria, vertical ou horizontal e pressões de betonagem 80 kN /m², solucionou esse desafio.

Aproximadamente 1500 toneladas de equipamentos estão sendo empregados da obra, que está em seu nível máximo, onde além de todo o equipamento, a ULMA fornece toda sua expertise de engenharia e assistência técnica de seus equipamentos para este tipo de construção.

A previsão de entrega da obra atualmente é para o final abril de 2014.