Descrição
Este projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal no estado da Bahia. A Rodovia BR-324 une o estado do Maranhão ao porto de Salvador. É uma das principais rodovias do estado e inclui vários viadutos. No viaduto 16, com 260 m de comprimento e um tabuleiro em estrutura mista de 10,5 m de largura, numa região de áreas vegetais e sobre uma das principais vias da cidade com vãos de até 40 m. Como solução, se utilizou um carro que evita o uso de grua ou escoramentos inferiores com mais de 20 m de altura. Com ele foi possível reduzir os custos de mão de obra e agilizando os processos de trabalho, sem a interrupção da via.
Solução ULMA
Com uma estrutura de 4 carros de abas (8 m cada), se alcançaram trechos de 32 m em cada betonagem. A versatilidade do MK a qualquer seção gerou uma estrutura capaz de realizar um ciclo de execução a cada 10 dias.
O Sistema MK, por evitar o transporte de escoramentos inferiores, reduziu o tempo de montagem, desmontagem e movimentação das cofragens. Garantiu também em todo o processo a segurança dos trabalhadores, ao cumprir todos os requisitos estabelecidos pelo cliente.