Descrição
No rio Vouga, a empresa EDP (Energias de Portugal), construiu esta barargen com o objetivo de produzir energia e fornecer água para a agroindústria.
Distribuímos de maneira exclusiva todas as cofragens e escoramentos da Barragem Ermida, com betão de perfil de gravidade, altura de 35 m e coroa de 175 m de comprimento.
Solução ULMA
A construtora exigiu um alto ritmo de previsão e montagem muito rigoroso. E foi possível garantir graças a experiência da equipe técnica da ULMA, na assistência desde o primeiro momento e a proximidade da obra aos centros de distribuição. Além disso, este último facilitou cumprir com os prazos e reduzir os custos para o cliente.
As muros da barragem foram realizadas com 1.200 m² de cofragem ENKOFORM V-100, com 150 paineis de 4 x 2 m, apoiados sobre consoles trepantes.
As muros centrais, da tomada d’água e do amortecedor, foram realizadas com 1.850 m² de cofragem ORMA.
As galerias internas foram solucionadas com 150 m lineares de ORMA nas laterais e cofragem especial para as cúpulas curvas.
Foram montados 800 m² de andaime multidirecional BRIO para trabalhos de armação e acabamento, além de 150 m de escada BRIO para os acessos verticais.
As lajes com espessuras de até 80 cm, foram executadas com 800 m² de cofragem ENKOFORM, apoiada sobre 5.000 m ³ de torres escoramento ligeiro.
No total, 510 t de cofragens, escoramentos e andaimes foram os equipamentos fornecidos a obra.