Descrição
Com o objetivo de potencializar o crescimento do país, as autoridades brasileiras estão focando seus investimentos no setor de infraestruturas, mais betão nos sistema de transporte público urbano. Nas duas metrópoles mais populosas, São Paulo e Rio de Janeiro, a ULMA está presente nas respectivas obras do metrô.
Na segunda fase de sua construção, a linha 4 do metrô conectará o centro ao sudoeste da cidade de São Paulo, proporcionando serviço diário a mais de 1 milhão de passageiros
O projeto compreende os acessos e estações São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, Vila Sonia, assim como um terminal de ônibus.
Solução ULMA
Estação Oscar Freire
Como parte dos acessos a estação, foi construída um muro de 25m de uma face com ENKOFORM VMK e Consoles SBF. Ambos os sistemas foram desenhados para resistir a grandes pressões de betonagem. Além de plataformas de trabalho que estão dotadas do mecanismo de retranqueio de 70 cm que facilita o recuo e movimentação da cofragem a nova área de utilização
O andaime BRIO assegurou a locomoção vertical entre os diferentes níveis.
Estação Vila Sônia
ENKOFORM VMK mostrou sua versatilidade a se adequar aos requisitos do cliente quanto a: alta qualidade de acabamento, geometria singular e curtos prazos. Os mais de 70 pilares da estação, com 8m de altura, foram betonados somente em 2 etapas de 4m.
“O custo benefício dos produtos da ULMA deve-se a agilidade e rapidez com que montávamos e deslocávamos os materiais para os blocos subsequentes”, afirma Marcelo Piola da Silva, coordenador de produção da obra.