Descrição
Ampliação das pistas para manobra de aeronaves, o terminal terá capacidade para transportar até 14 milhões de passageiros/ano. Tal espaço terá uma moderna estrutura, restaurantes, loja de aluguer de carros e escritórios de órgãos públicos federais etc., além de contar com uma estrutura preparada onde poderão ser construídos escritórios comerciais e um hotel. O objetivo é tornar Viracopos no maior complexo aéreo da América Latina até 2038 e único aeroporto do país com três pistas.
O desafio, segundo o consórcio, é entregar o novo terminal de passageiros em maio de 2014 para funcionamento durante a Copa do Mundo no Brasil.
Solução ULMA
No novo terminal esta sendo feita a construção dos pilares com a cofragem CLR de dois diâmetros (1,20 cm e 1,50 cm) e pilares solteiros de 23 m de altura. O corredor também esta erguendo pilares com o sistema CLR. O Pier B também esta com as mesmas soluções, ou seja, CLR, ALUPROP e BRIO.
Em suma, o COMAIN esta sendo utilizado para construção de fundo e lateral das vigas; ALUPROP como sistema de escoramento de vigas e lajes e o BRIO como andaimes e plataformas de trabalho. Sendo assim, os sistemas ULMA estão sendo utilizados nas construções do Pier A, Pier B, corredor e do terminal de passageiros de Viracopos.