Descrição
Com 25.000 m2 e uma capacidade de 200.000 m3, este projeto constitui a expressão arquitetônica de uma mudança histórica. A carga simbólica do edifício reflete no seu desenho, que inclui muros oblíquas a cada 12 m, todas elas na mesma direção.
Em breve, Solidarity Center se transformará em centro cultural e social europeu para as organizações do histórico movimento “Solidariedade” na Polônia e Europa.
Projetado como estrutura monolítica, o edifício exigia soluções audaciosas tanta para o desenho como nos materiais: alturas de 19,5 e 30 m, muros diagonais e o desafio de harmonizar o edifício com um entorno industrial naval.
Solução ULMA
Ante una inclinación de 6,5º y muros exteriores de gran altura, ULMA apostó por una solución única: un encofrado modular vertical, para tongadas de 8 m, y plataformas de trabajo que garantizaban la seguridad laboral.
Dada à singularidade deste projeto e a alta pressão do betão, a cofragem foi reforçada com Prumos ALUPROP de grande capacidade de carga. Os orifícios laterais dos painéis facilitam o rápido fechamento de cantos, 100% estancados, de acordo com a sua forma original. Este processo permite ajustar tempos, ao mesmo tempo, respeitar os máximos parâmetros de segurança.
Com somente dois sistemas executaram-se as grandes vigas e lajes do Salão Juan Pablo II. No apoio de seus dois andares de grande altura realizaram-se com torres Cimbre T-60 e cofragens de lajes ENKOFLEX.