Descrição
Mais conhecido como Mané Garrincha, será uma das principais sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Após a demolição do antigo estádio, este novo complexo vai abrigar mais de 71.000 espectadores numa área de 188.000 m2.
Esta obra possui vários desafios: Cerca de 5.000 toneladas de equipamentos em obra, em um processo construtivo com grande produtividade, prazos reduzidos para a execução e sempre sob-rigorosos níveis de segurança.
Solução ULMA
A peculiaridade desse estádio são as 288 colunas de 46 metros de altura em volta do estádio, sobre as quais repousa o anel de compressão. Para a aplicação dos pilares circulares de 1,20-1,50 m de diâmetro foi usada a cofragem CLR em betonagens sucessivas de 4 m. O sistema de andaime BRIO como plataforma de trabalho, garantiu a segurança dos trabalhadores em grandes alturas.
A construção do anel de compressão (22 m de largura e 46 m de altura) representou o maior desafio do projeto do ponto de vista técnico. Foi aí que a ULMA reforçou seu valor como empresa líder em tecnologia de cofragens. Estruturas MK, apoiados em consoles atados nos 288 pilares, suportou a estrutura do anel, solução que evitou o uso de um grande volume de escoramento tradicional e proporcionou uma economia considerável de tempo e custos. Para as vigas jacaré (12 m) foram utilizados para o escoramento Estruturas MK apoiados com Cimbre BRIO.
As fundações consistiam na repetição de grandes blocos. Para fazer isso, por sua versatilidade, foi utilizada a cofragem COMAIN.
Como sistema de escoramento de lajes e vigas, a Prumo de Alumínio ALUPROP trouxe a leveza e capacidade de adaptação necessária a diferentes alturas. O Carro VR facilitou a movimentação das torres de Cimbre BRIO e ALUPROP às novas fases de betonagem, sem a necessidade de serem esmontados, aumentando a produtividade e reduzindo materiais utilizados.
O gerente de produção do Consórcio construtor, afirma que as expectativas colocadas sobre ULMA se superaram com um serviço de alta qualidade, assistência permanente e o rigoroso cumprimento dos prazos de fornecimento dos equipamentos.