Descrição
As obras de construção iniciaram a sua fase de melhoria na estação Rheinhafen em Karlsruhe, com a ampliação de uma nova unidade de fornecimento de carvão RDK 8.
Solução ULMA
Esta nova central térmica consta de vários pisos e aloja o núcleo desta unidade, baseado num sistema de turbinas de vapor de alto rendimento. Foi fornecida a quantidade necessária de cofragens e outros produtos para executar todas as estruturas de betão da obra: sapatas, muros, lajes, etc.
Convém destacar a execução da cofragem e betonagem daquela que se denomina como “mesa de turbina”. O apoio para a turbina de vapor devia cumprir altas exigências relativas às tolerâncias dimensionais, requerendo uma cofragem precisa, pelo que foi realizado de estudo prévio do projeto e da distribuição da cofragem.
Este edifício de vários pisos, de 100 m de comprimento, 50 m de largura e uma altura de 43 m, necessitou de um sistema de sapatas sólidas de 2 m de espessura. Devido aos requisitos estáticos, os pilares, as lajes e as vigas deviam ter grandes dimensões. De acordo com os prazos de trabalho reduzidos e os conseqüentes ciclos de execução, necessitou a utilização de uma ampla gama de produtos do catálogo na obra. O processo de execução de muros, pilares e restantes estruturas foram rápidos graças à utilização de 3.000 m² de Cofragem Modular ORMA. A ampla gama de painéis possibilitou ao cliente selecionar o produto adequado para este caso, visto que os seus comprimentos e larguras permitem a sua adaptação às necessidades de qualquer obra. Além disso, todos os pilares foram equipados com as suas respectivas plataformas de trabalho, garantindo assim a segurança dos operários no processo de betonagem e nos trabalhos em altura.
As lajes de betão foram executadas com o sistema ENKOFLEX apoiado sobre um sistema de escoramento de grande capacidade de carga, constituído pelas Prumos ALUPROP, de alumínio, leves e fáceis de manusear, revelaram-se uma vantagem para o trabalhador.